11 de abril de 2007

A SOCIEDADE SEM DIREITO À INFORMAÇÃO


Quando li o título acima, de uma matéria do observatório da imprensa, logo me interessei, pelo fato de falar sobre como somos manipulados por não ter acesso e direito a alguns tipos de informações essenciais para nossa formação de idéias críticas, políticas e sociais. O texto cita o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, da ONU que diz que:
"Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão; esse direito inclui a liberdade de ter opiniões sem sofrer interferência e de procurar receber e divulgar informações e idéias por qualquer meio de comunicação, sem limite de fronteiras".

Mas não é bem assim que acontece. Na verdade, são omitidos da imprensa desde fatos importantes de serem publicados, até fatos corriqueiros, mas que de alguma forma influenciam na nossa forma de ver o mundo. Um exemplo é o sistema penitenciário, que dificulta o acesso as informações até mesmo para estudiosos renomados da USP. Outro dado importante é sobre a quantidade de furtos, estupros e etc no Rio de Janeiro. Não há como saber um número preciso de ocorrências já que, muitos policias, evitam registrar ocorrências menos sérias, para que seus postos não fiquem visados pelos superiores como postos perigosos. Da mesma forma, em São Paulo, muitos cabos ou sargentos "resolvem" casos sem documentação oficial. Algo importante citado sobre isso são agressões domésticas que poderiam ser resolvidas levando o agressor a tratar sua depressão por exemplo. Talvez isso fizesse com que essa agressão não evoluísse para casos bárbaros que vemos nos noticiários. Desde modo paro para pensar se vivo mesmo numa democracia ou numa ditadura mascarada. Mas ainda acredito na segunda opção.

2 comentários:

Dagmar Felizardo de Almeida disse...

Olá!!! É verdade Aliny a imprensa na maioria das vezes só divulga aquelas manchetes que lhes interessam, ou a terceiros.Vamos botar a boca no trombone nos manifestar sempre!!!
Abraços!!!

Alliny Araújo disse...

o pior é quando a imprensa não tem acesso as informações neah