Primeiramente
não era minha intenção ter que voltar no assunto Luan Santana. Desperdiçar mais
linhas e espaço no meu blog com algo de tão pequena relevância. Mas
considerando o susto que tomei ao entrar no twitter semana passada, faz-se
necessário uma resposta. Até porque, além de todas as ameaças de morte (de
certo as fãs vão envenenar meu toddynho), os insultos que recebi quanto
profissional (que vieram recheados de erros de português) e a fúria das Talifãs
(como nomeou bem Bruno Mazzeo), ainda fui obrigada a ler que sou mal amada e mal comida. Mal comida não! Isso é inadmissível para uma quase ninfomaníaca. Pois bem, vamos lá.
Em
primeiro lugar, Luan Santana não faz diferença nenhuma na minha vida. Como
diria a minha avó, ele não fede, nem cheira pra mim. Resolvi falar sobre ele,
porque me cansa esse fanatismo e minha percepção e inteligência me dizem que a
forma com que trata as fãs é muito estranha, e sim, parece que é “nojinho”. E
em todo texto isso ficou bem claro. É a minha opinião sobre a conduta dele e
ninguém tem o direito de dizer que a minha opinião está errada, porque ela é
minha e por isso intransferível. Aliás, direito até tem. Cada um se manifesta
da forma que quiser. Mas sem agressões, porque no meu texto, eu não agredi ninguém,
nem usei palavras de baixo calão como tive que suportar no twitter. Até porque
falei apenas sobre isso. Nem gosto de música sertaneja, mas não critiquei.
Porque gosto, cada um tem o seu. Aquele que merece. E ah, fãs, please, merece
se escreve com c e não com ç ok. Os xingamentos eu até aguento, mas assassinar
a língua portuguesa como vocês fizeram, dói demais.
Continuo
acreditando no amor cego, que considera o fato dele ter criado a “Garota
Chocolate” como prova de que se importa com as fãs. Meus amores, vocês deviam
ter mais senso crítico e mais noção do que é a mídia. Isso é puro marketing. Um
empresário inteligente cria um artista para estourar, para fazer algo que vai
emplacar e atingir o maior número de pessoas possível. Os trejeitos dele são pensados pra que vocês caiam de amores
pelo “Lulubs” (apelido novo do cantor que descobri nas ofensas do twitter). E
se todo dia tem uma hashtag sobre ele, é sim por agradar, mas também porque
essa nova geração anda tão alienada, que acha mais importante falar sobre um
ídolo pop, do que debater temas de cunho social.
O
mundo seria outro se vocês, fanáticas, fossem tão empenhadas assim para falar
de política, de meio ambiente, para fazer trabalhos voluntários e usarem o
tempo que têm com algo mais produtivo. Porque nesse caso, a única coisa que
vocês produzem é mais dinheiro e mais fama pro Luan. O que eu tenho contra
isso? Nada. Nem o tempo, nem o dinheiro são meus. Mas me preocupa sim, como
raça humana, ver iguais agindo como cães enfurecidos só porque alguém, que
nesse caso sou eu, disse algo contrário do que vocês acreditam. Sou eu que me
pergunto onde está o respeito e a ética nesse caso? Eu teria faltado com
a minha ética profissional se tivesse citado boatos sobre a vida dele, que não
cansam de sair na mídia e na internet, sem “provas”. Mas eu não fiz isso. Falei
apenas o que acredito e como um ser pensante, tenho o direito de enxergar além
do que a propaganda exagerada me impõe.
OBS: Não mais falarei
sobre Luan Santana. Tenho assuntos mais importantes para
debater. E como sei que o entendimento das Talifãs não é muito amplo, posso sofrer
de novo retaliação na internet. Mas
aviso logo: eu dou um boi pra não entrar numa briga, mas uma boiada para não
sair dela. E podem vir quente, babys, que eu estou fervendo!!!
Alliny Araújo – Jornalista
@Dependy
9 comentários:
Eu sou fã do Luan, há pelo menos cinco anos, mas concordo com você que as fãs exageram no fanatismo e voltam sua energia só para isso, ao invés de focar em algo útil. Boa parte dessas meninas largaram ou reprovaram a escola, por só pensarem no Luan. Lembro quando o Bruno usou o termo "talifãs" eu o apoiei, pq os fãs acham que o Luan é um bebezinho que precisa ser protegido e defendido de tudo e todos. Isso é ridículo. Ninguém tem o direito de atacar ninguém porque cada um tem sua opinião.
Porém, discordo de algumas coisas que você escreveu, como disse sou fã há cinco anos, moro na mesma cidade que ele e vi o Luan cantar como convidado em show de barzinho, anos atrás, e posso garantir que o modo dele agir com as fãs é carinhoso e verdadeiro. Já vi ele atender fã embaixo de chuva, já vi pessoalmente ele chamar pra briga pessoas que ofenderam seus fãs, vi ele triste e cansado e mesmo assim fingir que tava tudo bem na frente delas. A Garota Chocolate que você falou existe bem antes da fama do Luan, nesses shows pequenos, antes da mídia o descobrir, era uma forma de contato com as fãs, nada de marketing. Não vou ser hipócrita e dizer que marketing não existe, eu sou estudante de Marketing e sei como funciona, vale tudo para se manter por cima, e a equipe do Luan sabe fazer isso bem. Sabe a hora certa de usar a mídia e a hora de usar as fãs. Mas digo uma coisa, só se deixa influenciar quem tem a mente fraca, infelizmente a maioria. Só que nem todo fã é alienado, e o que me irrita é essa generalização da mentalidade das fãs, o quanto subestimam todos por causa de alguns.
Se você dedica posts do seu blog, para falar dele mesmo ele "não fazendo diferença alguma na sua vida"... imagina se fizesse, não é mesmo querida? Reveja seus conceitos ;)
Só acho que você não deveria da importância para a opinião das fãs,pois se você tem o direito de expressar a sua,nós também temos o direito de expressar a nossa,e como foi você quem começou ,(na sua condição de "ser pensante" )já deveria esperar que nós iríamos rebater suas críticas.
Não concordo como que você falou,nem com os termos que você usou nos definindo como seres inferiores à você, pelo simples fatos de sermos fãs,e posso lhe afirmar,que somos todos iguais,mesmo tendo pessoas como você que acha que veio de um planeta diferente(pelo menos foi o que eu percebi lendo seu chilique),e se você não entende o sentimento de um fã, não se ache no direito de criticar esse sentimento,afinal você não o sente, então não tem propriedade nenhum para defini-lo ou critica-lo.
OLha eu sou tua fã, gosto do trabalho do Luan,mas o que me estresa são essas fanzinhas imaturas que ele tem,nossa e olha que o problema deve tá na idade mental de cada uma,pq já vi mts "meninas" 22,23,24 anos me chingando,agindo como se tivessem 11 anos,falando que o Luan não ia ligar pra mim,que era pra eu parar de querer chamar atenção dele,só porque critiquei uma coisa,alias muitas coisas que ele faz e essas topeiras são tão burras e alienadas que são incapazes de valo enxergar o que ta na frente delas,e o Luan? tá pouco se lixando para o que elas fazem,e o pior é que são todas tratadas como animal selvagem pelo cavalo daquele segurança,são tratadas como fantoches pela equipe e ainda leval desaforo de muitos funcionarios ali,mas ve se elas largam o osso? nunca,são bando de otárias,baba ovo,sem amor proprio!
Você é idiota. Sem mais!
Sou fã do Luan e depois de anos passei a conviver com ele e tudo o mais. Ele é o que mostra. E nem todas as fãs são alucinadas e doidas.
E obrigada por comentar sobre o Luan, esta dando mais moral ainda pra ele :)
Sou fã do Luan e já tive minha fase de extrema cegueira e um fanatismo que, hoje em dia, até eu me assusto ao lembrar. Concordo com exatamente TUDO o que tu falou nesse e no outro texto, que gerou toda essa polêmica. Não dá bola à essas que são cegas e acham que o Luan é um santo, que coloca a gente na frente de tudo. Tu só falou a verdade nua e crua, o que poucas (os) jornalistas têm coragem hoje em dia. E, bom, a partir de agora, te tomo com um exemplo para o meu futuro, pois estou cursando jornalismo! Parabéns e te admiro muito.
Se ele não fizesse diferença na tua vida, tu não se incomodaria em falar dele. E aos fãs que estão aí, o Luan nunca pediu pra vocês serem fãs dele. E se existe um fanatismo a mais, ou a menos, é problema de cada pessoa, não de vocês. E Aline, por favor, bem mal comida e mal amada você é mesmo. Se tivesse vida própria tão boa não precisaria perder seu tempo falando da vida dos outros, ou de alguém que você julga insignificantes.
Meu amor, pra começar, não sei nem por que estou aqui perdendo meu tempo com alguém que se diz "jornalista" e que não tem autonomia dos conceitos que usa, e por cima, desperdiça seu tempo com comentários inúteis que não irão mudar nada naqueles que são fãs do Luan. Ah, e além do mais, quer dá uma de "professora de língua portuguesa" e quer corrigir os erros ortográficos expostos em alguns comentários de fãs.
Primeiramente, saiba usar argumentos mais convincentes em suas postagens "tiazinha", pois você se contradiz em apenas afirmar que: "Em primeiro lugar, Luan Santana não faz diferença nenhuma na minha vida " . Não faz diferença ? E por que você resolveu postar uma nota ocupando espaço de seu blog falando de Luan Santana, e ainda por cima, de um assunto tão banal e tão antigo, que não vejo mais graça alguma nesses comentários difamando o modo dele agir com seus fãs?! Você deve ter algum problema ou então "matou" algumas aulinhas em seu tempo de faculdade, se é que você fez faculdade e tem realmente diploma de jornalista. E num é por nada não, mas o que você tem contra as manifestações de hashtag no twitter envolvendo o nome do cantor? Acho que deve doer em você todo dia entrar no twitter ver como você diz "manifestações de amor cego" pelo Luan, e ver que não tem NADA pra você. Lógico, uma pessoa tão apagada como você, qual cidadão irá querer perder seu tempo ? Uma jornalista que precisa difamar a forma de agir de uma pessoa pra ganhar acessos em seu blog, não merece credibilidade nenhuma e muito menos respeito e admiração. Coisas que o LUAN SANTANA tem de sobra.
Sim, e com qual direito você corrigi erros ortográficos? Se você não sabe, o twitter é resumido em 140 caracteres, o que muitas vezes as palavras tem que ser abreviadas ou escritas de maneira errada e mais curta. E se você não sabe, a pessoa que corrigi outra que erra algo de sua língua padrão, está muito mais errada do que a que cometeu seu erro na gramática.
E você ainda fala que não agrediu em nenhum momento o cantor, então, diga-me, esta fala, é sua ? "Luan, você é até bonitinho, apesar de ser meio vesgo. Canta até bem, apesar de ser sertanejo. " Meu bem, você não deveria nem dizer que é jornalista, por que acho que você tem problemas mentais. Pois nesse seu comentário, você não só chama ele de vesgo, como também critica o tipo de música que ele canta, não sabendo você, que sertanejo é o gênero musical mais tocado no Brasil e mais importante.
E por favor, quando for perder seu tempo novamente falando do Luan, procure comentar algo que seja verdade. Por que Luan Rafael, é um dos cantores mais conhecido não só por seu talento, mas por sua humildade e seu modo de agir com os fãs. Gente desinformada como você, não deve saber que ele atende fãs debaixo de chuva, ou que quando ele fica sabendo de algum fã dele doente que precisa de seu apoio, ele faz questão de ir visitar. Enquanto à música chocolate que você faz referência, Luan cantava muito antes da fama, ou seja, ele não quis fazer isso para impressionar ninguém .
Sou fã do Luan sim, e se quiser pode me chamar de alienada, mas veja bem o significado dessa palavra pra você poder usá-la de forma correta, e aprenda uma coisa: não generalize tudo, ou todos em suas postagens, por que isso é um erro muito grande. E antes de você rebater qualquer coisa que eu tenha escrito aqui, conheço o Luan muito bem, sou fã dele à 4 anos. tempo suficiente pra saber quem ele é de verdade. Beijos, e pfv, leia meu comentário e siga minhas instruções, baby ;)
Amanda, não conheço o Luan pessoalmente, sequer fui em algum show dele... o que digo são impressões de qdo o vejo em algum programa de televisão... como já disse algumas vezes e volto a afirmar, considero as caras e bocas que ele faz como a de alguém que está com nojinho, porém, vou começar a observar melhor a partir do momento que você, que o conhece bem mais, afirma que estou enganada. A intenção nunca foi generalizar o conceito de alienação, embora ele defina a grande maioria fãs.
Anônimo 1 - eu não fiz o post pq ele faz alguma diferença na minha... o fato de escrever sobre um assunto não significa que eu o valorize... posso estar simplesmente fazendo uma crítica social, como é o caso.
Anônimo 2 - Não disse em momento nenhum que vcs não tem o direito de se expressar, assim como eu tb o tenho e faço isso da maneira que achar melhor nos meus espaços virtuais... rebater críticas não significa insultar as pessoas com palavras de baixo calão, que foi o que fizeram comigo... eu não defini ninguém como ser inferior, nem E.T... não me recordo de ter sequer usado esses termos... eu entendo sentimento de fã, uma vez que tenho muitos ídolos, mas de fanática prefiro não entender mesmo...
Anônimo 3 - concordo com vc qdo fala sobre a imaturidade de algumas fãs do Luan... infelizmente elas valorizam demais uma pessoa que nem sabe quem elas são de fato
Anônimo 4 - nem merece resposta
o restante respondo demais
Postar um comentário