26 de fevereiro de 2007

MUDANÇA DE OPINIÃO


Estava cá eu, sentada em frente ao meu computador, "folheando" o observatório da imprensa, quando me deparo com a matéria chamada "A cadeia não substitui a escola", que fala sobre as entrelinhas do caso do menino João Hélio Fernandes, que chocou a opinião pública pela frieza dos assaltantes e principalmente pela pouca idade dos mesmos. Confesso que antes de lê-la tinha a plena convicção que se deveria reformular o código penal brasileiro e punir os menores infratores como maiores. Mas a máteria fez renascer em mim as idéias que já tinha quanto a raiz do problema e me fez notar o quão estúpida estava sendo em achar que punindo meninos de 16 anos, resolveria parte dos nossos problemas com a violência. Pelo contrário, iria piorar o que já está um caos. Concordo com as idéias do escritor da matéria, Deonísio da Silva, que frisa a importância da educação, tanto escolar, como familiar e carcerária. Punimos os infratores e fechamos os olhos para o problema político. Como podemos querer que um cidadão sem direitos básicos respeitados, sem o mínimo para sobreviver nessa selva de pedra, seja um homem de bem, sem causar maiores intercorrências sociais? Alguém que aprendeu na base da porrada, vai bater para se proteger. Esses infratores, no fundo só devolvem a sociedade o que ela dá todos os dias. Ela os despreza, os trata como animais e querem que eles tenham pelo menos compaixão em seus crimes. E desde quando a sociedade sabe o que é compaixão com o ser humano? Claro que isso não diminui a atrocidade feita na morte desse menino e nem o fato que devem ser punidos rigidamente, mas de que adianta jogá-los numa cela onde aprenderão a fazerem atrocidades piores que essas? Há sim que mudarmos radicalmente nosso sistema educacional e a forma como vemos os pobres desse país, para não termos que cada vez mais, jogarmos as crianças nas mãos de meliantes graduados em crime, para fazer delas o pior que podem ser. Por fim, acho que as pessoas deveriam ter mais acesso a esse tipo de jornalismo, formador de opinião positiva e pessoas críticas, que sabem discenir de quem é a culpa inicial de tudo e não apenas vomitar a notícia na cara dos leitores sem o menor senso crítico, querendo incitar a indignação dos mesmos e no fundo buscando apenas o lucro das vendas sensacionalistas.

3 comentários:

Darci Filho disse...

Realmente eu tambem fiquei bastante chocado e com sede de vingança, acho sua opinião bastante legal, mas ainda penso que com a punição dos que cometem esse tipo de crime e outros, pode despertar medo em quem pensa em fazer tal coisa, mas sem dúvida uma educação nesse sentido seria o mais fundamental, mas ainda sou a favor da maioridade penal.

Alliny Araújo disse...

o medo não anda sendo motivo para a não prática de crimes assim, até porque mesmo se prendermos os nossos menores não teremos condições carcerárias para reeducá-los, apenas para piorar o que já existe de criminoso neles... mas concordo que é um assunto extremamente polêmico que deve ser bastante discutido...
bjus Darci

Alliny Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.